23.10.05

Separados à Nascença



Inicio aqui uma variante desta rubrica, que intitulo de 'Agora que falas nisso, e assim ao longe, até são mais ou menos parecidos, não sei bem... eles já me parecem todos iguais de qualquer maneira'. Este caso que vos trago, não é mais do que um mero exemplo da enunciação do sujeito que protagoniza a História Ocidental (um indivíduo adulto, caucasiano e do sexo masculino) aquando a escrita dessa mesma História. Ou seja, uma visão do mundo assente no imperialismo, no machismo e na xenofobia, onde o facto de indivíduos de raça negra que usam gorros vermelhos, os torna praticamente iguais aos olhos de qualquer indivíduo bem apessoado ou de boas famílias.

Puto que faz de Saci Pererê- Não me dei ao trabalho de descobrir o nome dele, mas deve ser um daqueles miúdos 'pé-de-chinelo' que foi figurante na 'Cidade de Deus' e que um produtor da Rede Globo achou que ele até tinha talento, e que não era só para roubar. Além disso o elenco do "Sítio do Picapau Amarelo" já mudou montes des vezes e já não reconheço ninguém. Sei apenas que o actor que fez de Saci no nosso tempo, não só tem as duas pernas, como também vai agora entrar na série nova onde faz daquele velho do cachimbo. É para que vejam como as coisas são...

Kumba La Lá- É, para além de protagonista daquela música que os escuteiros insistentemente cantam em todo o lado e da qual os Guano Apes fizeram uma versão 'pesada', o auto-proclamado Presidente da República da Guiné-Bissau que há uns tempos atrás tinha sido destituído do seu cargo, devido a um golpe de estado militar. Antes isso que um golpe na cabeça... que por acaso até podia ser ocultado debaixo dum barrete vermelho... Hummm... dá que pensar, não dá?

Seu Jorge - Conhecido também como "Mané Galinha" (Knockout Ned em inglês) ou "Pélé dos Santos" (uma espécie de Jacques Costeau negro), os seus alter-egos cinematográficos, este 'estudioso intuitivo do samba' foi o vocalista dos Farofa Carioca, e estreou-se a solo com o disco "Samba Esporte Fino". Edita agora o seu segundo albúm, mas o que toda a gente gosta mesmo é das covers que ele fez do Bowie, para a 'trilha' sonora do "Life's Aquatics".

12 comentários:

J. Salinas disse...

Kumba La Lá? Isso é o início de uma música dos Fugees (que também são pretos, daí a confusão, suponho eu), mas não o nome do presidente da Guiné, ó chefe...

Estes nomes tribais têm que se lhe diga...

Telmo disse...

como trigémeo podias acrescentar o Seu Jorge do brilhante A Vida como Aquario com Steve Zissou! Fiz-me entender? Não?! Bem...

Telmo disse...

É pá até acho que esse era o nome do sr. passando a emissão ao João :)

Freekowtski disse...

Sabiam que o Kumba tem 6 irmãos?
Kumba Do Do, Kumba Re Re, Kumba Mi Mi, Kumba Fa Fa, Kumba Sol Sol e Kumba Si Si.

Freekowtski disse...

Não havia uma música na cateqese chamada Kumbayah?

Anónimo disse...

Pedro, à portuguesa escreve-se Kumba La Lá, no entanto a forma internacional é Kumba Yala.
Tiago, vou seguir a tua sugestão e acrescentar o Seu Jorge, que logo a seguir à Scarlet, é o sidekick do Bill Murray que tu mais gostas.
Lisbon,ele já fez parte dum grupo de forçados amadores lá da terra dele, que eram forçados a abandonar o cargo para que foi eleito, não pelo touro, mas pelos golpistas militares.
Telmo, agradeço-te o teu apoio e esse teu novo "eu" mais eficaz e coerente, não se... digo eu.
Matias, a música da catequese é a a tal que o "guardanapes" cobriram.
João, deixa de fazer comentários dirigidos aos outros comentadores.

J. Salinas disse...

Não caio nessa da 'forma portuguesa' e da 'forma internacional'... como é que ele se chama? Na forma da Guiné, raios parta?

Anónimo disse...

Chama-se Gandapalerma!

Freekowtski disse...

Caramba, é um complot brazuca!

J. Salinas disse...

Também são todos pretos e têm um boné vermelho...

gaja disse...

O quê?? O saci Pererê afinal tem duas pernas?? não me digam...

Anónimo disse...

Ele só tem uma perna. Aquilo que achas ser uma segunda perna, é outra coisa... que rima com ténis (ou como se diz no resto do país, sapatilha).