12.6.05

Barba ou Cabelo?



Pela primeira vez na vida, fui a um "cabeleireiro de homens". Comecei isto mal... não fui a um "cabeleireiro de homens", fui sim cortar o cabelo a um "cabeleireiro de homens".
A profissão "cabeleireiro de homens" é ainda recente, pois até há alguns anos atrás, os barbeiros detinham o monopólio da manutenção capilar masculina. Certamente que há muitos leitores, e sobretudo leitoras, que não sabem das diferenças entre estas duas actividades aparentemente semelhantes e no entanto tão distintas. Irei então aqui apontá-las:

- Os barbeiros, tal como o nome indica, destinam-se a homens de barba rija, enquanto os "cabeleireiro de homens" cortam cabelo a homens, a mulheres e a metro-sexuais (que acho que esses são os que fazem aquelas operações).

- Nos barbeiros, enquanto se espera para se ser atendido lê-se "A Bola" e o "Record, enquanto num "cabeleireiro de homens" as leituras variam entre a "Marie Claire", a "Máxima", a "Casa Claudia", a "Caras" e a "Mens Health" (que é aquela revista que tenta concorrer com a "Maxmen", mas que no entanto só tem imagens de homens).

- Os barbeiros têm apenas dois tipos de corte de cabelo, rapar (da máquina 4 até à máquina 0) e corte à tesoura (com as variantes risco ao lado ou risco ao meio). Os "cabeleireiro de homens" dizem-nos que corte vão fazer, mostrando uma revista com fotografias do que parecem ser jogadores da bola, e usam adjectivos como "giro" e "da moda".

- Os barbeiros fazem os possíveis para nunca tocar nos clientes, mesmo quando têm que lavar o cabelo. Nos "cabeleireiro de homens", eles massajam o couro cabeludo, tocam no pescoço e sabe-se lá mais o quê, de uma forma muito duvidosa.

-Os barbeiros ou estão calados, ou estão a discutir bola e política, enquanto os "cabeleireiro de homens" nuncam se calam e estão sempre a cuscar com as velhas que vão lá fazer" mises"*.

- Os barbeiros têm todos mais do que cinquenta anos e começaram a trabalhar na profissão quando acabaram a quarta classe, já os "cabeleireiro de homens" são jovens ou têm um "espírito jovem", têm um curso de cabeleireiro e faltam-lhes umas disciplinas do 12º.

- Quando somos crianças, se vamos ao barbeiro é com o nosso pai, se vamos a um cabeleireiro, é com a nossa mãe.

- No barbeiro só existe um tipo de acabamento, que é uma laca de 1953 ou restaurador Olex. Nos "cabeleireiro de homens" pode-se fazer madeixas, pintar, pôr gel e um sem número de outras mariquices.

- Se tivermos o cabelo comprido e pedirmos para acertar as pontas, o barbeiro corta-o curto, mesmo que para isso se tenha que "enganar" propositadamente. Enquanto o "cabeleireiro de homens" fica contente com o cabelo comprido porque pode fazer experiências à vontade.

- Os barbeiros usam uma escova para tirar o cabelo da roupa dos clientes e varrem o chão ao final do dia, enquanto os "cabeleireiro de homens" usam um mini aspirador e têm uma assistente que varre o chão entre clientes.

- Os barbeiros usam apenas uma navalha, uma tesoura, um pente, uma escova e um secador, e nunca desinfectam nada. Os "cabeleireiro de homens" têm ferramentas para tudo e mais alguma coisa, usam dois secadores ao mesmo tempo, e fazem umas cenas com folhas de alumínio.

- A profissão de barbeiro não tem pré-requisitos, já para ser "cabeleireiro de homens" é preciso ser gay, tal como é para ser estilista, bailarino ou decorador de interiores.

* Não façam como eu, que perguntei a um "cabeleireiro de homem" o que é uma "mise", e ele respondeu com um olhar matador, que uma "mise" é o mesmo que um brushing. Quem é que me mandou... !?

28 comentários:

Freekowtski disse...

Um vez fui à um barbeiro em Coimbra, que tinha um hálito monstruoso.

Anónimo disse...

Não digas isso, que ele pode ser da família da Joana.

J. Salinas disse...

Nunca um homem me massajou o couro cabeludo... parece-me que é meio caminho andado para outro género de massagens.

Matias, acho estranho que um barbeiro te tenha segredado marotices ao ouvido enquanto te cortava o escalpe e tu te queixes só do hálito do senhor...

Anónimo disse...

Foi excesso de meiguice no tratamento com requinte. Detestei!

J. Salinas disse...

Uns dias depois do tratamento capilar, ainda cheiravas a cremes e pó talco, João...

J. Salinas disse...

Especialmente para as cegas, para quem o cheiro é tudo...

(pelo menos enquanto não se chega ao tacto)

Anónimo disse...

Cheirar a cremes e a pó de talco é um excelente princípio para sacar meninas, mas para que fins?

J. Salinas disse...

Fins reprodutivos não deve ser... os eunucos costumam ter dificuldades nessa área.

J. Salinas disse...

Em que livro é que diz que quem não rapa as pernas também não toma banho?

Anónimo disse...

O gajo foi acusado e não sabe de quê... grande coisa! Passou-se o mesmo com o Jackson e não é por isso que ele se deixa de parecer com a irmã... Kafka não resolve nada.

J. Salinas disse...

Ler Kafka para quê? Que eu saiba, tanto 'O Processo', como 'A Metamorfose’ existem em filme...

Anónimo disse...

E "O processo", que em filme se chama "O julgamento", é realizado pelo Orson Wells.

J. Salinas disse...

Que já morreu e tudo...

Anónimo disse...

Vê lá tu q é daqueles ainda a preto e branco! Ainda por cima daqueles com tom azulado...

J. Salinas disse...

Ou da tua cabeça, uma vez que estás a ficar maluco...

Anónimo disse...

Ai estou!? Ai estou!? Ai estou!? Ai estou!? Ai estou!? Ai estou!? Ai estou!? Ai estou!? Ai estou!? Ai estou!? Ai estou!? Ai estou!? Ai estou!? Ai estou!? Ai estou!?

J. Salinas disse...

Tiiiinoooooniiiii Tiiiinoooooniiiii Tiiiinoooooniiiii Tiiiinoooooniiiii Tiiiinoooooniiiii Tiiiinoooooniiiii Tiiiinoooooniiiii...

Anónimo disse...

COR-DE-LARANJA!

J. Salinas disse...

LARANJA

J. Salinas disse...

A minha cor favorita é o opaco com uns tons de lividez madura... tenho uma t-shirt e tudo.

Anónimo disse...

Eu gosto mais do verde azulado do que do azul esverdeado.

J. Salinas disse...

O que é gostar... neste mundo cruel que nos rouba um bocadinho da alma em cada curva escura e fria, sem dó, nem piedade, rindo-se de nós, enquanto, envergonhados, nos afastamos para o nada crescente de um amanhã misterioso?

Anónimo disse...

Ok joana... ganhaste!

J. Salinas disse...

Vou começar um blog de poemas... alguém quer entrar? É só pegar em palavras ou expressões como 'melancolia', 'vida vivida', 'eu dilacerado','dor ardente', 'coração de seda', etc.! Não custa nada! Vamos lá!

Anónimo disse...

Mas não vale rimar, pq senão é considerada poesia popular...

J. Salinas disse...

Sim, não convém rimar... e é bom que tenha uns versos só com uma palavra e outros com dez.

Anónimo disse...

This is very interesting site... »

Anónimo disse...

Só pra esclarecer, metrossexual, é o homem do século XXI, aquele que se preocupa com a imagem, faz as unhas, cabelos, usa bolsas, sandalias (masculinas) e técnicamente são tão vaidosos quanto mulheres, porém são homens. Pra você ter idéia, assista o filme "Psicopata Americano" estrelado por Christian Bale, o mesmo que fez o último filme do Batman. Metrossexual não tem nada à ver com Transexual, que são homens operados para "virarem" mulher.