14.2.06

Gémeos Musicais



Xutos e Pontapés - Para Ti Maria (1988)
Ouvi esta música ainda nos meus tempos de petiz. Na altura, de Bragança a Lisboa eram 9 horas de distância, mas agora já não. A não ser que viajemos num expresso da rodoviária Nacional.
Obviamente que aos nove anos eu não sabia o que a palavra 'amiúde' significava, logo achava que o que o Tim dizia era: "Hei-de ter um avião, para lá ir mais a miúda". A música fala-nos dum comboio azarado, de drogas e/ou masturbação - "Dei comigo agarrado ao ponteiro mais pequeno"-, mas também dum amor que nunca mais chega, para que possam ir para a pouca-vergonha num celeiro -"E tu de certeza à espera, rebolando-te no feno".
Apesar de consagrados no nosso país, os Xutos estão a pensar mudar o seu nome para "The Comendators", de forma a entrarem no mercado estrangeiro.

Pearl Jam - Down (2002)
Esta banda que veio da terra onde o Tom Hanks sofria de insónias, Seatlle, e é também uma das minhas preferidas. Esta música é um lado B de um single e reapareceu na colectânea de raridades intitulada "Lost Dogs".
Não percebo se se trata de um plágio ou de apenas uma mera coincidência, mas é um facto que a comunidade de emigrantes portugueses nos Estados Unidos é vasta, e que certamente que a Little Portugal Newark Radio já tocou Xutos diversas vezes. Certo é que esta música também fala dum comboio -"You can't be neutral on a moving train".

18 comentários:

J. Salinas disse...

Ter um avião para ir a Bragança é claramente gozar com o progresso. Estes Xutos sempre foram socialmente muito interventivos nas suas cantigas.

Quanto à canção dos Pearl Jam, é uma nítida homenagem ao grupo português. Até tem uma espécie de contentor (um bidão) na capa.

Sea disse...

confesso que nunca fui grande fã do Xutos, mas reconheço o trabalho que têm feito ao longo destes anos. Os Pearl Jam, é uma das bandas que guardo na memória desde os tempos de teenager, em que o "grunge" estava em alta (muito, muito melhores do que os Nirvana), a voz do Eddie Vedder, as letras, as músicas. Vibrei em Cascais no 1º concerto que deram por cá. Por isso, todas as surpresas da banda, são sempre bem vindas.

Anónimo disse...

Não sei... Xutos não é a primeira banda que me vem à cabeça quando oiço Pearl Jam, e vice versa. Só se forem gémeos, não só, separados à nascença como talvez...sei lá, com pais diferentes... Não, espera, já sei! Deve ser a parecença entre a presença extremamente dinâmnica do Cabeleira em palco e o Eddie Vedder. Hummm...esta comparação não convence lá grande coisa.

Anónimo disse...

E que tal se clicasses no nome das músicas e ouvisses os mp3´s? Talvez esta rúbrica passasse a fazer algum sentido...

Anónimo disse...

Eddie Vedder, o Batatas :D

Anónimo disse...

Este post não faz qq sentido enfim....

Quanto à opinião: "(muito, muito melhores do que os Nirvana)", demonstra insanidade musical.

Sea disse...

Oh anónimo, insanidade deves ter tu e é nos dedos.

Anónimo disse...

João: Ok, já cliquei e já fez sentido.

Mas só entre estas duas músicas mesmo. Deve ter sido caso único.

E sim, para próxima primeiro clico no nome das músicas e ouço os mp3´s e depois escrevo coisas sem interesse.

Anónimo disse...

Anda aqui uma gajo a puxar pela cabeça para inventar rubricas, e vêm cá estes dizer que não sei quê...
Há muitos mais exemplos de Gémeos Musicais. Brevemente publicarei um novo post desta mesma rubrica.

Cerveira disse...

Isto é mais um caso de gémeos separados à nascença. Um e "pobre" mas toda a gente da sua vila gosta dele, e o outro é rico e toda a gente o conhece.
Depois basta um efeito especial muito rasco para se poderem ver os dois, quando eles finalmente se encontrarem!!!

pedribeiro disse...

Duas das melhores bandas de cada país...

Ai se Nirvana fosse música....

Anónimo disse...

Sempre achei que a música Down me fazia lembrar outra música qualquer!! És um descobridor!!

Anónimo disse...

Sim sou, no mesmo sentido em que se pode dizer que o Vasco da Gama, que descobriu que andar de barco é melhor que andar a pé, também era um descobridor.

J. Salinas disse...

Pode ser que daqui a uns anos também dês nome a um centro comercial ou o Armando Gama do século XXII use o mesmo apelido que tu.

Anónimo disse...

O que será que os mini xutos diriam quando cantavam esta música? Eles são crianças, logo não sabem dizer amíude.

Anónimo disse...

Keep up the good work »

Anónimo disse...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! tubeless bicycle tires mavic Teen girls vibrators Ford dealer locations safari pop up blocker Quality wicker chair eczema association for science and education Kansas wedding invitations teen lesbian dildo action Penis inquiry Adam and eve sex toy mpegs Gay river cruise Xxx lesbians erotica

Anónimo disse...

That's a great story. Waiting for more. Pictures of how did the cheyenne indians dress Mira costa girls soccer mitsubishi television model ws 65713 buy prozac online Distance learningeducation courses Palmtops pdas freeware sites