17.7.05

Fatti Sconosciuti II

TREVOS DE QUATRO FOLHAS



O trevo (Trifolium spp.) é usado em rituais de beleza e juventude. O trevo de quatro folhas, pode ser usado para ver fadas, curar doenças, e em feitiços de boa sorte. Sonhar com trevo significa fortuna principalmente para pessoas jovens.
No Antigo Egito, o trevo de quatro folhas era considerado símbolo de Ísis, a Grande Deusa, e utilizado nos Rituais de Inciação e em Rituais para o Amor e para a Sorte.

O facto de crescer grande quantidade de trevo na zona, foi a razão p aldeia de Trevões, segundo consta. Outra tese sugere ainda a existência no antigo pelourinho da vila, hoje desaparecido, da representação de um escudo com cinco folhas de trevo, que pertencia a um fidalgo da freguesia, de nome Travassos, daí provindo o topónimo.

É mais provável encontrarmos um trevo de cinco folhas do que um de quatro, pois a nível genético, geralmente as plantas funcionam com números ímpares, quer seja a quantidade de folhas, ramos, frutos ou raízes. Assim sendo, a mutação genética que provoca o aparecimento da quarta folha num trevo, é muito mais improvável.

Existe no entanto, uma variante de trevo (Marsilea quadrifolia) que é uma excepção à regra, e que é um feto aquático ou semi-aquático que habita locais periódica ou permanentemente inundados, em margens de rios ou reentrâncias fluviais onde a velocidade da água é moderada. Esta espécie ocorre em zonas de altitude compreendida entre 5 e 50 metros acima do nível do mar. Apresenta um rizoma rastejante, ramificado dicotomicamente, e susceptível de crescimento indefinido. A esporulação ocorre de Junho a Julho. O esporófito, que corresponde à planta na fase vegetativa, assemelha-se a um trevo, apresentando folhas compostas por quatro folíolos.

Outro facto curioso e que o caro leitor provávelmente também desconhecia, é que estas informações que apresentei em cima vão ocupar-lhe espaço de memória útil no seu cérebro. Assim, ao absorver estes dados, está na realidade a apagar mais umas quantas memórias de infância, ou do seu primeiro amor, que como toda a gente sabe são as imagens que nos passam à frente quando estamos a morrer. Por isso quando morrer, irá ver imagens de trevos de quatro folhas. Que sorte, hã?

6 comentários:

J. Salinas disse...

E eu que já me tinha esquecido disto... nunca pensei que esta história dos trevos de quatro folhas, na sua forma escrita, pudesse suplantar os níveis de inutilidade da sua versão oral... pelos vistos, enganei-me.

Telmo disse...

Ó João este post está morto de comments, aqui fica o meu voto a mais bela expressão de solidadriedade para contigo () continua joão!!!

Telmo disse...

ficas com um belo total de tres comments acumulados nada mal... (agora são quatro)

J. Salinas disse...

Já soltaram este espécimen outra vez?

Anónimo disse...

Mas ao menos veio de lá a saber contas... assim já está apto a viver em sociedade.

J. Salinas disse...

Já não o enganam nos trocos...