29.11.05

O pequeno submarino morreu

Eu e um companheiro da estrada de longa data, participamos no concurso do Oceanário. O prémio que se podia ganhar eram 5.000 euros.
Há 2 anos atrás houve uma iniciativa parecida pelo Sporting Clube de Portugal. Queriam uma mascote, baseada no leão obviamente, para o merchandising dos putos.
Não sou Sportinguista, não, mas para ganhar umas boas coroas, sou capaz de vender a alma ao diabo. Fiz alguns esboços, mas sentia que seria um esforço inútil. Ao fim ao cabo o Sporting é um clube com algum prestígio e com alguns bons milhares adeptos. Logo, nunca na vida teria hipóteses, pensava eu, de ganhar aquilo. Qual não foi o meu espanto, quando vi a mascote que tinha ganho. A malta da Alvalade tem um gosto duvidoso (Alvalade XXI), mas tão mau não podia ser. Falta de concorrentes parecia me a explicação mais lógica.
Quando soube que ia haver um concurso pelo Oceanário, senti que era uma oportunidade a não perder. Nada podia falhar desta vez e ofereci sociedade ao Govic, um designer que trata o grafismo por tu. Tínhamos pouco tempo, apenas um mês e tivemos alguns contratempos.
Houve 138 propostas. Portugal é além do país dos descobrimentos, do Vinho de Porto, do fado, das sardinhas e dos elefantes brancos; a pátria dos criadores de mascotes. É bom saber que, quando tudo estiver nas mãos dos Espanhóis e em cada esquina houver uma loja Chinesa, sempre vamos poder exportar mascotes para este mundo fora.
Bom, mas voltando ao Subi…o pequeno nem ficou entre os 43 melhores mascotes, logo não estará presente na exibição das melhores propostas. Eu disse ao meu sócio, que não devíamos desistir: o Van Gogh também nunca vendeu uma só pintura na vida e olha agora...
A verdade é que, o Subi nunca será utilizado para nada.
O pequeno submarino morreu na praia.

17 comentários:

Anónimo disse...

O pequeno Subi morreu na praia, mas morreu acompanhado pelo seu fotógrafo. Ao menos isso.

Anónimo disse...

E o que será que ele tinha na suas entranhas? Beatles? Marinheiros ucranianos? Camarões?

Anónimo disse...

Desde já quero felicitar os criadores desta obra morta (que a meu ver, graficamente não está nada mal.)

Mas... quer dizer, tb é preciso ter "lata"... depois da polémica toda em volta dos submarinos e Paulo Portas, ou vice-versa, vão voçês e pumba! arreiam-lhe com um "subi" e ainda por cima com pernas para andar... voçês não podem contar que a juizada desse concurso possua o humor crítico caracteristico do GM.

Anónimo disse...

we all killed the yellow submarine, the yellow , the yellow

Anónimo disse...

..submarine!

Anónimo disse...

Como é que raio é um Subi pode mandar um abraço para os leitores do GM?
Afinal ele é um submarino, está morto e não tem braços. Esta gente não sabe o que diz...

Freekowtski disse...

João, o Subi é um figura de fantasia...ele não existe na realidade. Capisce? O Rato Mickey também não fala.
Isto a mascote manhosa que ganhou: http://www.oceanario.pt/site/resources/images/OOceanario/Noticias/2005/Mascote-large.jpg

Anónimo disse...

manhosa?
não te fica nada bem.
até te tinha como um gajo equilibrado.
erm... dentro do que se considera possível!

Mariana disse...

eu gostei do subi. não percebo porque raio não ficou (pelo menos) entre as 43 melhores mascotes. Terá o júri considerado que o subi era demasiadamente fálico... hum?! ou demasiadamente amarelo? hum...?!
um abraço também para o subi

Mariana disse...

entretanto... ao tiago:

obrigado pela visita ao meu blog e pelo comentário. obviamente também não me conheces. por isso, fico à espera da foto, quando pedires uma máquina digital a quem quer que seja, quando quer que seja.
Li o vosso blog e gostei muito.
já percebi que também por aqui há cinéfilos!
também aqui habitam aqueles seres estranhos (como eu) que optaram/insistiram tirar um curso de línguas e literaturas modernas...
Se me permitem: vou-vos linkar.

Anónimo disse...

Realmente é um pouco pro'manhosa é!

J. Salinas disse...

Cara amiga Mariana, nenhuma das bestas que frequenta e escreve neste alcouce intelectual frequentou um curso de qualquer espécie... exceptuando o curso de controlo de raiva de três elementos e o “Assédio Sexual – Saber quando parar” de outros dois, é claro.

Quanto ao “Subi”, acho que é um presunçoso. Ficou em último num concurso de mascotes, mas ainda se acha o máximo para dar autógrafos.

Freekowtski disse...

The last but not the least!

Anónimo disse...

Gostei muito do Subi e estou muito triste :'(

J. Salinas disse...

Gosto muito do triste e estou muito subi… :8sf

Anónimo disse...

Very nice site! Bmw series facelift creative mp3 players zen sleek allegra mg mexico Nissan navigator ionamin pills Top 20 diets or diet pills http://www.cheapionamin2.info/Cheap-ionamin-on-line.html Arched bookcases vardenafil acquisto pet bench seat covers Ionamin drug interactions

Anónimo disse...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! Lamictal antidepressant exercise and high cholesterol Pants rack Appliance decoration electrical home Arizona agriculture center insurance legal dental procedure philadelphia http://www.xxx-blowjob-0.info car insurance costs in new orleans Palmer & dodge Cheap dental plans chlamydia hot blondes in leather pants http://www.fitness-ball-workouts.info/rhinoplasty-temecula-california.html evista for treatment of osteopenia home purchase loan consolidate debt Cheap phone calls to thailand