25.11.05

Have a nice rest, Best

O mítico jogador e bebedor George Best deixou nós hoje.
Jogou com a camisola de Manchester United entre 1963 e 1974, e ganhou com esta equipa a liga inglesa em 65 e em 67 e a Taças dos campeões europeus em 1968. Foi jogador Europeu do ano e Jogador do ano pela Associação de Escritores de Futebol no mesmo ano.
Para os diabos Vermelhos marcou 466 jogos, 178 golos. Números de facto incríveis, sabendo que ele normalmente jogava lateral e não como ponta de lança.
Pena foi que o Best nasceu em Belfast. Como a selecção de Irlanda do Norte sempre foi uma selecção fraquinho, nunca pisou o relvado de um só Mundial.
George Best foi de certa maneira um David Beckham avant la lettre. Com o seu longo cabelo e barba, muitas vezes foi apelido de quinto “Beatle”. De facto viveu como uma estrela de rock. Andava num Jaguar branco, era dono de vários pronto-a-vestir e de um nightclub; e erá idolatrado pelo sexo fraco (no seu auge, recebia 1.000 cartas por semana). Mas também deu cabo da sua própria carreira de futebol, bebeu até morrer, andou imensas vezes em lutas nos bares e com a policia, teve vários acidentes por conduzir embriagado, passou algumas vezes pela cadeia, entrou por 2 vezes em falência, and last but not least, batia nas suas esposas e namoradas. Mesmo depois do transplante de fígado continuou a beber 6 litros de vinho por dia, mesmo depois de os médicos dizer que isso lhe ia ser fatal. "In 1969 I gave up women and alcohol - it was the worst 20 minutes of my life", disse uma vez.
Como único britânico, figura na lista onde também constam outras figuras míticas tais como: Di Stéfano, Pelé, Cruijff, Platini, Eusebio, Puskas, Maradona, Beckenbauer e Eusebio.
George Best jogou muitos jogos mágicos, mas para os conhecedores o seu maior jogo foi contra o Benfica no Estádio da Luz. Nesse dia o Benfica perdeu, mas os 75.000 adeptos tiveram a sorte de poder assistir a maior actuação de sempre de uma lenda de futebol.
Thank you George.

10 comentários:

Tiago disse...

E o máximo que conseguimos almejar neste nosso país pequeninino foi um Vitor Baptista, ou até um Chalana depois de terminar a carreira...

Anónimo disse...

O Vitor Baptista...?! Para quando um post sobre este génio malogrado?

ron j. disse...

Eh pá!
estás a esquecer o fantástico "Garrincha", companheiro e na minha opinião, até bem melhor que o seu colega Pelé.

Outro Telmo disse...

Qualquer gajo que marque contra o benfica merece o seu cantinho no ceu!

Pedro disse...

Não há céu que chegue então...

juliana figueira disse...

eu acho que o melhor de sempre foi o paulo santos

Squizo disse...

Pensei que o Best era o Keeper do Leça no início dos anos 90...

Anónimo disse...

eusébio!?????????

Airness disse...

eusébio foi tão bom que até se repetiu duas vezes... enfim!

Pedro disse...

Um gajo que leva 5-0 em Alvalade e ganha 5-1 na Luz merece tudo...