22.11.05

O Mito do Pai Natal Desvendado II

A televisão Holandesa transmite anualmente com meios impressionantes (até se utiliza helicópteros) a chegada do São Nicolau e os seus ajudantes ao país. Ele vem todos os anos, por esta altura, de Espanha (onde é a sua casa) com o seu barco a vapor e ancora num porto sempre diferente. Vestido com seu fato de bispo a rigor, ele entra na cidade num cavalo branco, acompanhado por polícias motorizados e uma orquestra filarmónica. Nas ruas, onde estão milhares de pessoas à sua espera, ele prossegue até a câmara municipal onde será recebido pelo presidente.
Durante o mês de Novembro por toda a Holanda e na metade de Bélgica onde se fala também Neerlandês, há desfiles do São Nicolau. O Santo Homem e os seus ajudantes, os Zwarte Pieten, (trad. Pedros Pretos) não se cansam e visitam, durante esse período; escolas, hospitais, lojas e mesmo casas. As padarias fazem bolos e pastéis típicos, que as crianças saboreiam juntamente com leite com chocolate quente. Nesta altura, as crianças também põem o sapato ao pé da lareira com a sua lista de pedidos e uma cenoura ou um cubinho de açúcar para o cavalo do Santo. As vezes durante esse período, ai podem encontrar no dia seguinte bolachinhas com açúcar, moedas de chocolate ou mesmo letras de chocolate. Toda a gente anseia por doces e não por carvão ou sal, como também pode acontecer se alguém se portou mal. Há também uma imensidão de cantigas, que são cantadas com muito fervor quando o Santo Nicolau visita um lugar. O seu ajudante traz consigo um grande livro, que o bispo consulta para saber mais sobre cada criança (obviamente os pormenores sobre cada criança forma anteriormente dados pelos pais ou professores).
O grande dia é o 6 de Dezembro, nesse dia as crianças encontram as prendas ao pé da lareira e as escolas organizam uma festa. Há gente que não gosta da figura do Zwarte Piet, porque vêem nisso uma certa forma de escravatura. A lenda não diz bem, se é um homem de origem Africana ou se ficou escuro de descer e subir chaminés. O facto é que são sempre pessoas brancas com a cara pintada de preto que interpretam esta personagem.
Como em qualquer lado neste mundo, a cultura Americana está a tentar vencer a tradicional. Também nos Países Baixos, o Pai Natal começou a fazer a sua ofensiva. Mas tanto na Holanda, como na Bélgica há comités que lutam arduamente contra isso, para tentar salvaguardar o Nicolau. Yankee, go home!


"Zie ginds komt de stoomboot uit Spanje weer aan.
Hij brengt ons Sint Nicolaas; ik zie hem al staan.
Hoe huppelt zijn paardje het dek op en neer,
hoe waaien de wimpels al heen en al weer.
Zijn knecht staat te lachen en roept ons reeds toe.
Wie zoet is, krijgt lekkers, wie stout is, de roe.
O lieve Sint Nicolaas, och kom ook bij mij
en rijd toch niet stilletjes ons huisje voorbij."

11 comentários:

Outro Telmo disse...

Pedros pretos??? Parece-me uma tradicao com futuro!

João disse...

É obvio que são pretos por causa das chaminés. E pela mesma razão têm todos cabelos encaracolados.

K1111 disse...

Sim, toda a gente sabe que a fuligem é um encaracolador natural...

Pedro disse...

Essa treta de pai natal dos países baixos, pela imagem, mais parece um cardeal qualquer a espalhar a sua fé pela África Negra…

João disse...

E além disso, se os gajos estivessem pintados ou cheios de fuligem, o cavalo branco (cor que "suja-se muito")estaria cheio de manchas.

Joel disse...

o cavalo branco e para quando o sao nicolau, tem de atravessar vales de neve, ficar camuflado e nao ser atacado por uma matilha de criancas.

Sinda - Ideias criativas disse...

...mas o pai natal não é aquele que vai com coelhinho e o palhaço ao circo??!
Hum...

...Daí ser preto!!! é de chocolate!!! é isso??!

Cruzeiro disse...

Se o bush vem a ter conhecimento destes factos, vai começar já a preparar uma ofensiva!

Mat disse...

Um facto curioso é, que o Santa Claus que está agora invadir o tereno do San Nicolau é uma figura criada sobretudo a partir do segundo.

Anónimo disse...

Sempre achei o helicóptero um meio impressionante.

Pedro disse...

Não sei como é na vida real, mas no GTA estragam-se logo… vou assumir este facto como absolutamente real, como fiz, aliás, com tudo o que se passa no jogo…