26.8.05

Rancho

Pois é, no texto aqui em baixo, falei-vos do rancho do Riffleman e veio-me logo à mente um belo e típico prato Português que é de alguma forma menosprezado: o rancho. Há muitos anos, nos invernos de muita chuva e quando ainda vivia no meio dos montes e da natureza, deliciei-me várias vezes, na cantina da escola, a comer um grande pratão de rancho bem quente. Nessa altura também dava Riffleman na televisão... eram bons tempos.


Ingredientes:
250 g de massa cortada ou de meada ;
500 g de grão (cerca de 7,5 dl) ;
1 kg de batatas ;
500 g de vitela de cozer ;
1 linguiça (chouriço de carne) ;
200 g de presunto ;
1,5 dl de azeite ;
1 cebola ;
colorau ;
malagueta ;
hortelã ;
sal

Confecção:
Põe-se o grão de molho na véspera. Descascam-se as batatas e cortam-se 2 ou 3 em cubos. As restantes cozem inteiras com os ingredientes citados, com excepção da cebola e dos temperos.
Entretanto, pica-se a cebola e aloura-se com o azeite. Quando todos os ingredientes estiverem cozidos, retiram-se as batatas inteiras, esmagam-se e voltam a introduzir-se na panela. Deita-se também na panela o refogado a ferver. Tempera-se com sal, colorau e malagueta. Retiram-se as carnes, cortam-se em bocadinhos e deitam-se outra vez na panela. Rectifica-se o tempero e unta-se a hortelã, ou cada um deita no seu prato um raminho.