22.8.05

A Mulher Moderna III



ETIQUETA JAPONESA

Gosta de comida japonesa? Então, já deve ter presenciado alguém a tomar missoshiru com colher, gesticulando com o hashi na mão, arrastando a molheira com o hashi, ou espetando o hashi no arroz. Esses pequenos deslizes podem passar despercebidos num almoço ou jantar informal. Mas, de acordo com a etiqueta social japonesa, são gafes imperdoáveis.
É claro que essas regras se tornaram mais flexíveis, uma vez que foram adaptadas aos modos da nossa sociedade. Um exemplo: os japoneses têm o costume de fazer barulho enquanto tomam sopas como misoshiro, lâmen e sômen. Para nós, esse costume parece falta de educação.
Abaixo, damos algumas dicas para não passar vergonha numa reunião informal num restaurante japonês:

Boas Vindas
Quando se entra em um restaurante japonês, é um costume alguém recebe-lo com um sonoro irashaimase. Basta o cliente responder com um aceno com a cabeça.

A Toalha
Aquela toalha que o garçon traz assim que os clientes chegam é para limpar as mãos, quando se sentam à mesa. Depois de limpar as mãos, é só coloca-la sobre a mesa novamente, sem dobrá-la. No Japão é hábito limpar a testa, o rosto inteiro. Se fizer isso, explique ao seu acompanhante que no Japão é um hábito comum.

A Ordem dos Pratos
No caso de uma refeição simples, com missoshiru, arroz, misturas e tsukemono, háverá uma ordem exacta para degustar os alimentos? Não. Geralmente os japoneses começam pelo sashimi, mas não há uma ordem exacta. Enquanto se espera pelo prato é bom pedir uma entrada leve. Também não há problema em pedir uma entrada quente antes de comer sashimi. Antes e durante a refeição é bom pedir chá verde para preparar o paladar para o próximo prato.

Saquê?
O massú é aquele recipiente quadrado usado para o sake frio e o tyoko é o recipiente para o sake quente. Devem ser segurados com as duas mãos. Se o massú vier acompanhado por um pires, o que geralmente acontece, devemos pegar apenas o massú e leva-lo à boca. Nunca se incline à mesa.

Os Pauzinhos
A maneira correcta de pegar o hashi é sempre do meio para cima, e nunca na parte inferior, pois dificulta o movimento. Não se deve espetar o hashi na vertical, pois isso refere-se à morte, missa e rituais religiosos. Chupar a ponta do hashi é também falta de educação. Evite apontar para as pessoas ou gesticular com o hashi na mão. O hashi sempre deve ser apoiado no suporte próprio para isso, de preferência, paralelo ao corpo, pois é mais fácil de pegá-lo depois. O ideal é que fique o mais escondido possível e que não aponte para as outras pessoas. No caso de não haver suporte, faça um dobrando a própria embalagem do hashi.

Os Molhos
Os molhos só devem ser utilizados com peixe crú. Nos sushis com alga e recheio de legumes não se deve colocar shoyu. No caso do sushi, devemos mergulhar a parte do peixe no shoyu e não o arroz, pois pode desmanchar-se. Além disso, o arroz já é temperado e o peixe não. Tanto o sushi quanto os espetos devem ser segurados com a mão e não com o hashi. O sushi deve ser degustado numa única vez. Os bons restaurantes fazem os sushis no tamanho certo para isso. Quando há opção de molhos, o anfitrião deve oferecer mas não colocar o molho no prato dos convidados, pois cada um serve-se se quiser.

Sopa com BARULHO!
O harumaki pode ser cortado com garfo e faca.No caso do missoshiro, deve levar-se o tchawan próximo à boca. Para tomar o caldo, pode continuar a segur o hashi ou descansá-lo. Nunca tome o caldo manipulando o hashi no tchawan. No caso do lamen e do udon, o barulho acontece por causa do comprimento dos fios de massa. Mas não é falta de educação não fazer o barulho. O caldo do lamen pode ser tomado com uma colher própria, que já vem com o prato. No final, pode levar o tchawan do lamen à boca.

Como Segurar os Tchawan?
Sempre com a mão direita e nunca colocar o dedo polegar para dentro do tchawan. No caso das mulheres, é correcto pegá-lo com as duas mãos.

Garfo e Faca
Não é falta de educação usá-los. Mas se o anfitrião convidou o cliente para almoçar num restaurante japonês, é aconselhável que saiba manipular o hashi. No caso do convidado se encontrar numa situação como essa, não é falta de educação pedir talheres, pois a nossa cultura é ocidental. Mas é preciso tentar com o garfo e a faca ter a mesma conduta do hashi. Antes de pedir os talheres, é aconselhável pedir aquele hashi que é preso pelas pontas superiores, que se assemelham a uma pinça. A maioria dos restaurantes japoneses tem esses hashis para as pessoas que não sabem manipular os hashis.

11 comentários:

J. Salinas disse...

Tenho que ler isto tudo? Não posso comer um bitoque?

Freekowtski disse...

Pois é, quando chego a metade do texto já estou a dormir.

Anónimo disse...

O Kill Bill também era grande e voces viram o filme até ao fim.
Além disso, isto é uma rubrica para mulheres... certamente também se sentem confortáveis com cintas, saltos altos, soutiens e combinações.
Voces têm é inveja dos meus poderes literários.

Catarina Matos disse...

Eu achei interessantíssimo. Deve ser porque sou viciada em japonga. :)

Anónimo disse...

Estão a ver? Elas gostam...

J. Salinas disse...

Não são elas que pagam...

Freekowtski disse...

Kochikochi!!! (Seca em Japonês)

J. Salinas disse...

Tiago, lamento, mas já temos um maluco para fazer esses trocadilhos...

Anónimo disse...

E ao menos o maluco até tem critérios de qualidade...

Inês Ramos disse...

"O Kill Bill também era grande e vocês viram o filme até ao fim." - Bem respondido! Eu até vi mais que uma vez! Adorei este artigo pois adoro a culinária nipónica! "Arigato!"

J. Salinas disse...

Damn it John, tu sabes bem o teu caminho com as damas.