18.7.06

Viva o óleo vegetal!

Sempre fui de certa maneira um idealista. Sempre tentei lutar para um mundo melhor. Reutilizo os saquinhos de plástico do hipermercado, separo o meu lixo, tomo duche de água fria, vou de bicicleta para o trabalho, tento não comprar produto “made in China”, sou activista contra as touradas, visito todos os anos o Avante, etc. etc.
Tendo isso tudo em conto acerca da minha pessoa, podem calcular que me deu uma certa alegria quando li a seguinte notícia sobre holandeses que andam com óleo vegetal comprado no Lidl, em vez de gasóleo.
Diz o senhor Gerard Búhr: “Um litro de gasóleo custa-me 1,05€ e um de óleo de girassol 0,57€! É uma roubalheira o que o governo Holandês nós está a fazer. Semanalmente vou agora ao Lidl e encho o meu depósito de 40 litros do meu Ford Fiesta 1.8 diesel Courier com ¾ de óleo de girassol e ¼ de gasóleo, para o motor arrancar melhor e também porque com temperaturas baixas, o óleo pode se tornar mais duro. Óleo de soja funciona também bem, azeite é que não, este pode mesmo polimerizar. Também só um louco meteria azeite no depósito, já que é ainda mais caro que o próprio gasóleo.”
“Eu fui mesmo à procura do óleo mais barato do mercado. Foi assim que cheguei ao Lidl, que é ainda por cima aquele que mais Joules tem, ou seja o que tem mais energia. Não que dê para notar a diferença, mas dá para medir.”
"Vocês acham mesmo que o inventor do motor a gasóleo, o sr. Diesel, tinha mesmo gasóleo para meter nos seus primeiros motores (usava se óleo de amendoins nos primeiros motores - nota do tradutor)?” -pergunta o Búhr.
“E é quase nada nocivo para a natureza, só um bocadinho de CO2, mas de resto nada.”

Toca a plantar girassóis, camaradas!

P.S.- Por uma vez temos sorte em viver neste canto, porque só com temperaturas mais baixas é que óleo vegetal se torna mais grosso. Logo uma adaptação aqui não é tão necessario como por exemplo na Alemanha.

fontes:

11 comentários:

Anónimo disse...

Quem leu o comentário anterior que diga eu. Se nem sequer uma pessoa o fizer, terei de apagar o comentário.

Anónimo disse...

Eu acho que o gajo que postou o primeiro comentário adora-te ou é provávelmente um alter-ego teu.
Eu não disse 'Eu' embora te possa parecido ter dito Eu 3, digo 4 vezes.

Anónimo disse...

O que eu já chorei a rir!
eh eh eh eh eh eh
Beijinhos da Dani

J. Salinas disse...

Então mas agora frito os panados com gasolina?

Anónimo disse...

Mas será que os movimento contra qualquer tipo de fundamentalismo não são uma forma de fundamentalismo?

(Não percebi peva do 1º comentário. E eu que até sou uma pessoa com estudos)

Anónimo disse...

Já estou mesmo a ver: "Oh António, hoje comemos grelhados que amanhã preciso que me leves à Feira!"

J. Salinas disse...

This site is one of the best I have ever seen, wish I had one like this.

Anónimo disse...

Boas a todos, li e achei giro o artigo, mas na realidade, será mesmo isso no futuro, de uma forma ilustrativa e brincalhona, fritas as batatas fritas á noite e mais tarde o mesmo óleo dará para andar de carro para o trabalho.

Anónimo disse...

tenho pena que assim seja .Ja vi tudo vem ai a fome os cereais vao ter um preço demasiado elevado no futuro

manuel disse...

O futuro poderá e deve passar pela reciclagem, chamo Futuro ao Presente, já que hoje é possivel reciclar muitos residuos, no caso do aproveitamento do oleo alimentar, não será necessa´rio andar a cultivar, mas sim aproveitar os oleos usados, e mesmo já se consegue arranjar tantas energias alternativas

eco disse...

espero que devido á energia, não falta a comida