14.12.05

"Sou Eu!"



Há muito tempo que me intrigam as coisas que as pessoas dizem quando tocam à campaínha e alguém pergunta: "Quem é?".
Os carteiros respondem sempre "É o correio!", quando deveriam dizer que é o carteiro, visto que as cartas não falam. Os miúdos da publicidade usam a mesma lógica, porque se dissessem que eram "o Ruben do 10ºF que distribui publicidade para ver se consegue comprar uma scooter", duvido que alguém lhes abrisse a porta. O homem do gás diz que "é o homem do gás", o que chega perfeitamente, pois ninguém quer saber o nome dum homem que anda no negócio de levar bilhas. As testemunhas de Jeová não dizem nada e apenas esperam que Deus lhes conceda uma oportunidade de espalhar a Sua palavra. Já os ladrões e os agarrados não podem dizer "É um ladrão e/ou agarrado", logo dizem que são uma das pessoas que referi anteriormente.
Mas a resposta mais genial de todas é o clássico "Sou eu!". Toda a gente já a usou, e é uma resposta que prima não só pela sua sinceridade, mas também pela sua eficácia quanto à questão de abrir portas. As hipóteses que existem para além desta, não são nada de jeito. Há o dizer o nome na terceira pessoa "É o Não-sei-quantos", que nos faz soar a um egocêntrico que fala de si como uma entidade superior. Também há a versão da auto-afirmação, em que se diz "Sou o Não-sei-quantos", e que faz lembrar os maluquinhos deprimidos que sairam há pouco do hospício e que ouvem cassetes de auto-ajuda enquanto vão a caminho do consultório do seu terapeuta.
Dentro do "sou eu" existem duas principais variantes: o "Sou eu, abre a porta!" e o "Sou eu, o Não-sei-quantos!". A primeira tem de ser dita no tom autoritário e/ou agressivo, e intensifica a eficácia da abertura da porta. A segunda é bem mais sincera, e tem como objectivo refrescar memórias, enfatizar afectos, ou até mesmo abrir a porta.
É claro que os intercomunicadores com vídeo andam a lixar esta inofensiva prática. Já nem o "Pão por Deus" no dia de Todos-os-Santos com o seu "Ò tia dá bolinho, ou leva no focinho..." (o treat or trick lusitano) é a mesma coisa com essas modernices. Só nos resta mesmo tocar nas campaínhas e fugir. Nenhuma tecnologia nos irá destruir essa bela tradição de entertenimento infanto-juvenil. Valha-nos isso! Valha-nos isso!

7 comentários:

J. Salinas disse...

Eu digo “Sou eu! Ai que desgraça que aconteceu… Ai, acudam! Acudam!”. Toda a gente abre a porta.

Anónimo disse...

Eu arrombo as portas com um pontapé. Se não conseguir arrombá-las, deixo um palito a trancar o botão da campaínha e vou-me embora.

K1111 disse...

Usualmente quando me dizem "sou eu" do outro lado da porta respondo zangada "eu quem?!". Costuma afastar os ladrões...

Joel disse...

não sigo um código fixo para tocar a campainhas. o resultado do meu gesto depende de duas coisas: o momento e o dono da porta.
prefiro sem duvida ir a casa de alguem puxar pelo meu molho de chaves e por-me a fingir que estou a abrir a porta e falando, até alguém dentro da casa se aperceber que quero entrar.

J. Salinas disse...

Afinal enganei-me e aquilo que faço mesmo é tocar a música do Old Spice com a campainha…

Anónimo disse...

What a great site 7 lcd digital monitor Prenuptial agreement lawyers Beach family vacation spots Allegra bursitis drugs generic non yasmin Zyrtec gatifloxacin answering machine mp3 www.infrawave oven

Anónimo disse...

What a great site Health mvp plan adipex diet pill Tomtom go 700 vehicle gps navigation Astro baseball Paxil beta blocker hair loss treatment debt consolidation loan credit card relief Topamax weight loss vir Dentists in selma nc north carolina Create business cards excel 1974 volkswagen super beatle Symantec antivirus keeps rolling back on install Oxycontin patent case Paintball upgrades online Adderall longevity