10.8.06

Surströmming

Surströmming (arenque azedo) é uma especialidade sueca que consiste em arenque Báltico fermentado. É vendido em latas, que quando abertas, largam um cheiro intenso e repugnante. Por causa do seu cheiro particular, semelhante ao de peixe podre ou carne putrefacta abandonada ao sol por alguns dias, que surströmming deve a sua impopularidade na cultura popular, e diz quem já experimentou, que nunca mais esquecerá essa experiência. Por causa do cheiro, esta refeição muitas vezes é consumida ao ar livre. Chega-se ao cúmulo de se abrir a lata por debaixo de água, não só por causa do cheiro, mas também porque a pessoa pode ficar embebida na salmoura, devido a pressão que a lata acumula por causa da fermentação.
Uma explicação para o uso deste método para preservar peixe, é que, antigamente o sal era muita caro na Escandinávia. No processo de fermentação usa-se apenas o mínimo para não deixar apodrecer o peixe.
A fermentação é tão explosiva, que a lata se disforma passado algum tempo e é proibida levar nos aviões de companhias como a Air France and British Airways. Uma potencial arma terrorista! As empresas de Surströmming retorquem que é tudo uma grande treta, que nunca na vida uma lata dessas pode explodir. E se alguem se lembrar de abrir uma lata em alto vôo? Deve ser pouco agradável, não...senhores fabricantes?
Depois de saber da existência deste prato excêntrico fiquei com uma enorme vontade de experimentar. Por isso, peguei no teclado e escrevi uma carta electrónica para a embaixada de Suécia em Lisboa:

"Exmo. Sr /Exma. Sra,

Venho por este meio colocar vos uma pergunta que podeser de certa maneira estranha. Recentemente li um artigo sobre um dos vossos pratos nacionais: o mítico surströmming. Gostava de saber se há algum sítio em Portugal onde poderei adquirir ou provar esta iguaria. Li que é proibido levar no avião, dai que mandar vir pelo correio também não deve ser opção.
Sem outro assunto de momento,
Atentamente,

Mat"

7 comentários:

Anónimo disse...

Então já ouviste falar da existência de rituais homossexuais excentricos? É que, às tantas, poderás ficar com "uma enorme vontade de experimentar". Ora escreve lá para o "consolado" deles, se queres ver...

J. Salinas disse...

Olha que isso de cheirar mal pode não querer dizer nada. Já provaste perfume? É horrível, e no entanto cheira bem. A vida é uma caixinha de surpresas, meu jovem curioso.

Anónimo disse...

Oh moço, escreves aqui um texto inspirado naquela gaja que fazia traduções de artigos de revistas americanas... e colas-te a ela? Então não citas a fonte?

Anónimo disse...

Amigo, e já foste à Loja Sueca do IKEA?

http://www.ikea.com/ms/pt_PT/local_home/sfm_new.html

Teresa disse...

hmm.. passo a experiência.. mas admiro a tua coragem! Força!

J. Salinas disse...

Eu passo a experiência e... admito a... admiro... ai, foda-se, como é que era?

Anónimo disse...

Caros amigos,

Qualquer um de vocês fala sem conhecimento de causa real. Eu, brasileiro, experimentei aqui no Brasil, o tal do surstromming! Nada na literatura portuguesa ou sueca pode descrever tamanha fedentina! Meu amigo sueco não sabia que era proibido e me trouxe! Estavamos numa fazenda no interior do Brasil comendo churrasco e bebendo cachaça, quando meu amigo sueco me propôs abrir a lata!Rimos amplamente! É muito engraçado, pois é uma lata de flatulências!! Como atravessaram um continente para mostrarem-me tal iguaria, tive que experimentá-la! Está certa a informação acima que diz que "ninguém esquece o gosto".É algo inenarável! Frouxos risos!

Abraços

Abel do Brasil.