12.6.06

Países desconhecidos

Há países que estão a participar no Mundial, dos quais nunca ou raramente ouvimos falar. Tenho a certeza que a maior parte do público que assistiu ao jogo de Suécia – Trinidade e Tobago nunca tinha ouvido falar do último. Dai que pensei que seria bom por um pequeno resumo de cada um destes países misteriosos.



Trinidade e Tobago:
É um país caribenho situado ao largo da costa da Venezuela. Menor país da América do Sul, é constituído pelas ilhas de Trinidade e de Tobago e faz fronteira marítima com a Venezuela, a sul e a oeste, e com Granada, a noroeste.

Capital: Port of Spain, onde tem a sede do Secretariado-geral da ALCA.
Tamanho: 5,128 km²
Habitantes: 1,104,209
Conhecido por: steel drum, instrumento de percussão fabricado com barris usados para armazenar petróleo.

Togo:
É um país africano, limitado a norte pelo Burkina-Faso, a leste pelo Benin, a sul pelo Golfo da Guiné e a oeste pelo Gana. Localizado no oeste da África, Togo é constituído por um estreito território que reúne povos de diferentes origens. O grupo étnico euê, o mais numeroso (45,4% da população), concentra-se no sul, perto do litoral, a região mais desenvolvida. A maioria dos habitantes vive da agricultura, cujos principais produtos são o algodão e a cana-de-açúcar. O país é importante centro de comércio regional.

Capital: Lomé.
Habitantes: 5,018,502
Tamanho: 56,785 km²
Conhecido por: a casa típica feita pelo tribo tamberma é constituída por varias torres unidas por muros de barro.

Costa Rica:
É um país da América Central, limitada a norte pela Nicarágua, a leste pelo Mar das Caraíbas e pelo Panamá e a sul e oeste pelo Oceano Pacífico. É também costa-riquenha a ilha do Coco, no Oceano Pacífico.

Capital: San José.
Habitantes: 3,835,000
Tamanho: 51,100 km²
Conhecido por: ao pequeno-almoço come-se o prato nacional tradicional que é gallo pinto e que feito de arroz, feijão, coentros e cebola misturados e por vezes ligeiramente fritos.

República do Gana:
É um país da África ocidental, limitado a norte pelo Burkina-Faso, a leste pelo Togo, a sul pelo Golfo da Guiné e a oeste pela Costa do Marfim.

Capital: Acra.
Habitantes: 19,533,560
Tamanho: 238,540 km²
Conhecido por: o tecido conhecido como kente, que é amplamente reconhecido por suas cores e simbolismo. O kente é feito por habilidosos tecelões ganeses, e os principais centros de tecelagem situam-se em volta da cidade de Kumasi.

Costa do Marfim:
É um país africano, limitado a norte pelo Mali e pelo Burkina Faso, a leste pelo Gana, a sul pelo Oceano Atlântico e a oeste pela Libéria e pela Guiné. Denomina-se ebúrneo ou marfinês a quem é natural da Costa do Marfim.Apesar de normalmente se usar em português o nome Costa do Marfim, o governo marfinês solicitou à comunidade internacional em outubro de 1985 que o país seja chamado apenas por Côte d'Ivoire. O uso do termo no entanto não é difundido em língua portuguesa devido ao desconhecimento generalizado da pronúncia em língua francesa.

Capital: Yamoussoukro
Habitantes: 17.298.040
Tamanho: 322.460 km²
Conhecido por: a Costa do Marfim é o maior produtor e exportador de cacau do mundo. Entre os principais produtos de exportação estão : banana, abacaxi, café e, até a segunda metade do século XX, era o maior explorador de marfim, daí o nome do país.

15 comentários:

Anónimo disse...

A seguir a Portugal vou torcer por Trinade e Tobago (é um pouco estilo Madeira e Porto Santo sem o Alberto João!)
Aqui vai um link:

http://www.myspace.com/tntsocaboys

Grande hino!

Freekowtski disse...

Será que em Trinidade e Tobago também fazem música sem "steal drums"? Vou deixar esta questão no ar.

Anónimo disse...

"O Costa do Marfim" não é uma sequela do "O Costa do Castelo"?
Acho que eles vão para as Àfricas e há um noivado qualquer entre membros de familias que se rivalizam em questões de futebol e de tráfioc de marfim, ou algo assim...

Anónimo disse...

E portugal? onde figa?
Great

Anónimo disse...

Esses paises foram pra copa, ja como campeões...e nen assim consequen brilhar para o mundo ja que so nos curvamosa aqueles que nos supera e não aos que ensinan...

J. Salinas disse...

Alisson, não consigo perceber como é que os Pixies te dedicaram uma música. Não fazes sentido nenhum.

João Malainho disse...

A Costa do Marfim esteve em Portugal a disputar o campeonato mundial de sub-20 em 1991 (que Portugal venceu, como toda a gente se lembra). Curiosa a referência ao nome pelo qual o governo do país queria que a comunidade internacional o designasse, pois já nessa altura o seu treinador mostrava a sua indignação por nas fichas de jogo oficias o nome apresentado não ser "Côte d'Ivoire". As declarações irritadas do técnico africano passaram mesmo no telejornal da então única estação de televisão em Portugal - outros tempos.

Anónimo disse...

Here are some links that I believe will be interested

Anónimo disse...

Keep up the good work. thnx!
»

Anónimo disse...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it »

Anónimo disse...

que site de quem nao tem o q fazer eu ia pensando de que era uma coisa interesante e vejo esta
merda.

Anónimo disse...

eu queria mais paises desconheçidos eses eu ja conheço aff :(

Anónimo disse...

quero mais coisaas nada interessante aff puts

Anónimo disse...

è legalzinho, mas eu n entendi nada, vc falou falou e falou mas n falou nada. AffFssS que merdsss.

Anónimo disse...

Eu n gostei nada a ver!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!